VASCO PERDE PARA O MIRASSOL NO CAMPOS MAIA: 3 A 2

O Vasco foi do céu ao inferno em poucos minutos, sempre com seus laterais. Lucas Piton e Puta Rodríguez comandaram a reação vascaína após o time estar perdendo por 2 a 0, mas foi usando as costas dos laterais que o Mirassol arrancou a vitória por 3 a 2, em casa, para continuar sua campanha sensacional no Brasileirão. 

No seu ano de estreia na elite, o Leão sobe para a quinta colocação, com 28 pontos, um a menos que o Bahia, que abre o G4. O Cruz-Maltino tem 15 e pode entrar na zona de rebaixamento no decorrer da rodada. 

O JOGO

O Vasco começou forçando o Mirassol ao erro. Passou os primeiros minutos no campo de ataque e, sem a bola, pressionou alto com eficiência. Conseguiu a primeira grande chance aos seis, após roubada de bola no campo de ataque. Hugo Moura ficou com a bola na área, mas não conseguiu a melhor finalização. Walter soltou, e Coutinho, na sobra, foi bloqueado. 

O Mirassol foi cínico, sempre muito vertical. Viu o rival controlar a bola, mas quando chegou na frente… E foi uma chegada por surpresa: Danielzinho, de 1,66cm, apareceu na área para completar cruzamento de estreante Felipe Jonatan e mandou cabeçada perto da trave. 

Mesmo com o susto, o Cruz-Maltino tentou seguir em cima. Depois de ótima arrancada de Tchê Tchê, que deixou vários marcadores pelo caminho, Rayan arriscou da entrada da área e Walter foi no cantinho jogar para escanteio. Edson Carioca respondeu em chute perigoso de fora da área. Um gol, para qualquer um dos lados, parecia questão de tempo. 

Quando Coutinho caprichou, Walter fez a defesa mais bonita da primeira parte para segurar o 0 a 0. Após interceptação do português Nuno Moreira, o ex-Liverpool e Barcelona bateu bonito de fora da área, com curva. O experiente goleiro foi no canto espalmar. 

Logo no primeiro ataque do segundo tempo, o Mirassol teve um gol anulado. Após jogada pela direita, Gabriel recebeu na área, teve chute bloqueado por João Victor e mandou para dentro na sobra. Mas dá para escolher a irregularidade determinante para o tento anulado: o desvio no braço do meia ou o impedimento de Chico da Costa, que estava na frente de Fuzato. 

Só que o Leão voltou melhor do intervalo e não demorou a sair na frente. Ainda aos cinco minutos, Negueba arriscou de fora e Fuzato, substituto de Léo Jardim, falhou feio, deixando a bola passar. 

O gol acabou com a confiança não só de Fuzato, mas de todo o time vascaíno. Não demorou muito e os paulistas marcaram o segundo gol. Tudo começou com um erro de passe de Maurício Lemos. Edson Carioca avançou pela esquerda, a bola chegou em Gabriel do outro lado e o meia rolou para Chico da Costa só empurrar para dentro. 

O cenário era de terra arrasada para a equipe de Fernando Diniz, só que Piton conseguiu achar cruzamento da canhota para Pumita, que entrou de cabeça para descontar. Foi um ponto de virada no jogo. 

A jogada praticamente se repetiu na sequência, com o lateral esquerdo achando o direito: Piton cruzou e Puma, dessa vez, mandou no meio para Vegetti empatar o jogo para os cariocas. 

O jogo ficou imprevisível, e o Cruz-Maltino voltou a mostrar confiança para controlar o jogo. Apostou sempre nas jogadas com Piton pela canhota, e o lateral mandou outro cruzamento na medida para Vegetti, na especialidade do Pirata. Só que o desvio do argentino saiu perto da trave. Rayan, no lance seguinte, cortou para a canhota e bateu forte de fora, mas parou em Walter. 

Foi quando o Mirassol foi traiçoeiro de novo, e aproveitou justamente o que os laterais vascaínos não tem de bom: a marcação. Carlos Eduardo primeiro aproveitou falha de Piton e avançou nas costas do lateral. Quando teve tempo, levantou a cabeça e viu Alesson passar nas costas de Puma, que só olhou para a bola e fechou o meio da área. O atacante entrou sozinho e mandou para a rede. 

O Vasco ainda teve tempo, mas não forças para reagir ao terceiro gol. Faltou cabeça ao angolano Loide Augusto e perna para Rayan. Mais um resultado negativo dos cariocas. Já os paulistas seguem uma campanha espetacular. 

FICHA TÉCNICA

MIRASSOL 3×2 VASCO

Série A do Brasileiro – 18ª rodada

Data: 2/8/2025

Local: Estádio Municipal, Mirassol (SP)

Público: 5.010 presentes

Renda: R$ 202.180,00

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)

VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Cartão amarelo: Lucas Piton (VAS)

Gols: Negueba, 5’/2ºT (1-0); Chico da Costa, 12’/2ºT (2-0); Puma Rodríguez, 20’/2ºT (2-1); Puma Rodríguez, 24’/2ºT (2-2); Alesson, 37’/2ºT (3-2).

MIRASSOL: Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Felipe Jonatan (Daniel Borges, 36’/2ºT); Neto Moura (José Aldo, 32’/2ºT), Danielzinho, Negueba (Carlos Eduardo, 36’/2ºT) e Gabriel (Yago Felipe, 47’/2ºT); Edson Carioca (Alesson, 32’/2ºT) e Chico da Costa. Técnico: Rafael Guanaes.

VASCO: Daniel Fuzato; Puma Rodríguez, João Victor, Mauricio Lemos (Jair, 17’/2ºT) e Lucas Piton; Hugo Moura (Thiago Mendes, 17’/2ºT), Tchê Tchê, Nuno Moreira (David, 17’/2ºT) e Philippe Coutinho (Loide Augusto, 34’/2ºT); Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.

VÍDEO

GALERIA

ESTATÍSTICAS

TROFÉU NETVASCO 2025

Clique aqui e dê suas notas agora!

Col.
Nome
Média
Col. no ano
Média no ano
Tchê Tchê
3.33
4.99
Puma Rodríguez
3.22
18º
4.03
Vegetti
3.03
5.15
Rayan
2.61
12º
4.56
Nuno Moreira
2.59
5.12
Lucas Piton
2.58
15º
4.39
David
2.45
*
4.36
Hugo Moura
2.40
13º
4.54
Jair
2.32
5.40
10º
Thiago Mendes
2.16
*
3.40
11º
João Victor
2.09
17º
4.05
12º
Philippe Coutinho
2.08
5.26
13º
Mauricio Lemos
1.41
*
4.35
14º
Daniel Fuzato
1.11
*
4.51
15º
Fernando Diniz
0.90
21º
3.70
16º
Loide Augusto
0.70
23º
3.31

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1658 | Ranking 2025

Fonte: O Gol (texto), Jogada10 (ficha), Youtube ge (vídeo), ge (fotos), X Acerj (estatísticas)