São Paulo, SP, 13 (AFI) – A Federação Paulista de Futebol protagonizou mais um momento histórico para o futebol brasileiro: pela primeira vez no país, uma árbitra utilizou uma câmera corporal durante toda uma partida oficial, oferecendo aos torcedores novos ângulos e perspectivas exclusivas dos lances de jogo.
A estreia da tecnologia aconteceu nesta terça-feira (12), no duelo entre Corinthians e Ferroviária, válido pela 6ª rodada do Paulistão Feminino Sicredi 2025, na Mercado Livre Arena Pacaembu.
A árbitra principal, Jéssica Aparecida Milani, fez uso do equipamento de forma inédita nas competições nacionais, permitindo que o público acompanhe as jogadas sob o ponto de vista da árbitra, com mais clareza, proximidade e transparência nas decisões da arbitragem.
IMAGENS GERADAS PELA FEDERAÇÃO
A produção da transmissão dos jogos é realizada totalmente pela FPF, que envia o sinal pronto para as emissoras detentoras dos direitos de transmissão. Corinthians e Ferroviária foi transmitido pelo SporTV.
A inovação foi vista pela primeira vez no cenário internacional em junho deste ano, durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
O sucesso mundial da novidade, capaz de registrar gols, lances e reações de forma que as câmeras tradicionais não alcançam, inspirou a FPF a trazer a tecnologia para o futebol brasileiro.
REPETIR EXPERIENCIA NO PAULISTÃO
A FPF pretende repetir a experiência em outras competições, sobretudo no Paulistão Sicredi 2026, tornando ainda mais interativa a experiência dos fãs durante os jogos.
A novidade reforça a vocação história da Federação Paulista de Futebol para inovar. Nesta temporada, o Paulistão Sicredi foi a primeira competição do país a utilizar a tecnologia de impedimento semi-automático – a mesma utilizada nos jogos decisivos da UEFA Champions League, Premier League e Copa do Mundo FIFA.
FPF FOI PIONEIRA EM OUTRAS AÇÕES
O Paulistão 2025 também foi pioneiro ao estrear no Brasil o Sistema Multiball, com bolas posicionadas ao redor do campo para reposição mais ágil, utilizada com sucesso posteriormente no Brasileirão 2025.
Em 2023, o árbitro Raphael Claus utilizou uma câmera durante todo o protocolo inicial da partida -entrada dos times e sorteio do lado do campo -, trazendo para o torcedor a experiência inédita de acompanhar os processos pré-jogo em primeira pessoa.
Não é de hoje que o futebol paulista dita tendências. Foi no Paulistão que nasceram o sistema de 7 bolas de gandulas e o spray da barreira, adotados em todo o planeta, além de ter sido o primeiro Estadual a utilizar o VAR em toda a competição.
Imagens: Rebeca Reis/Ag. Paulistão e SporTV