LIGA DOS CAMPEÕES: Haaland faz história com 5 gols e City avança às quartas

LIGA DOS CAMPEÕES: Haaland faz história com 5 gols e City avança às quartas

Em atuação de gala do Manchester City, Haaland se igualou aos maiores artilheiros em uma única partida da Liga dos Campeões ao anotar cinco vezes

Com somente 23 anos, o atacante norueguês chegou aos 33 gols em 25 partidas disputadas na Liga dos Campeões

Categorias: Futebol Mundo

Por: Agência Estado, 14/03/2023

Cometa Halland anota 5 na goleada do City (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 14 – Erling Haaland é um fenômeno mundial e comprovou isso mais uma vez nesta terça-feira. Em atuação de gala do Manchester City no Etihad Stadium, o norueguês se igualou aos maiores artilheiros em uma única partida da Liga dos Campeões ao anotar cinco vezes em massacre sobre o RB Leipzig por 7 a 0. O time inglês que previa sufoco para ir às quartas de final deu show e precisou de somente 23 minutos para encaminhar a vaga.

Com somente 23 anos, o atacante norueguês chegou aos 33 gols em 25 partidas disputadas na Liga dos Campeões – agora é o artilheiro isolado da atual edição, com 10 bolas nas redes. A façanha realizada no Etihad Stadium nesta terça-feira o faz igualar a marcas do argentino Messi e do brasileiro Luiz Adriano. O argentino anotou cinco gols diante do Bayern Leverkusen, pela Barcelona, e Luiz Adriano, pelo Shakhtar Donetsk, diante do Bate Barisov.

O feito do camisa 9 não foi maior porque Pep Guardiola optou por preservá-lo. O técnico espanhol substituiu Haaland aos 17 minutos da segunda etapa. O atacante não curtiu muito a troca, mas deixou o campo ovacionado, sob aplauso ensurdecedor.

Guardiola havia brincado na segunda-feira que todo ano colocam o City entre os favoritos na Liga dos Campeões mesmo o time jamais erguido o título e justificou: “Devemos fazer algo de bom.” Mas admitiu que o futebol apresentado devia ser melhor diante de Leipzig. Nesta terça sua equipe mostrou que está bastante forte na disputa pelo inédito troféu.

Os jogadores do City cumpriram à risca as orientações do chefe. Em blitze inicial, foram logo três boas chances criadas com Gundogan, Haaland e Grealish, inflamando o estádio. A pressão grande se fez valer no placar na metade da etapa. Em dose dupla, no início do show particular de Haaland.

Em intervalo de dois minutos, o centroavante garantiu vantagem gigante aos ingleses. Aos 22, o goleador cobrou com categoria um pênalti bastante questionável – a bola bateu sem querer no braço de Henrichs, bastante desolado com a marcação polêmica. Aos 23, De Bruyne mandou uma bomba no travessão e o artilheiro apareceu livre para empurrar às redes e abrir 2 a 0.

Os alemães tinham de buscar uma reação improvável para sobreviver na competição. Além de um forte rival pela frente e a desvantagem de dois gols, a neve que caía em Manchester era obstáculo a mais pela frente. O jogo era disputado com temperatura bastante baixa, com 3° nos termômetros e sensação negativa.

O Leipzig não conseguia chegar ao gol de Ederson e ainda via os ingleses darem enorme trabalho a seu goleiro. Blaswich impediu o hat-trick de Haaland aos 32 minutos com mais uma defesa complicada.

Já na reta final, em erros do City, o Leipzig, enfim, apareceu na frente. Primeiro com saída da área equivocada da área de Ederson e depois com o zagueiro Rúben Dias entregando de presente e Timo Werner não alcançando para diminuir.

O zagueiro se redimiu ao aparecer na frente nos acréscimos. O defensor cabeceou na trave e a bola correu na risca. O defensor tentou afastar e mandou em cima de Haaland, que assumiu a artilharia da competição. O norueguês comemorou apontando para o português, ‘dividindo’ o gol.

O segundo tempo nem bem começou e lá estava o City celebrando mais um vez. A vitória que já estava garantida se transformou em goleada com batida cruzada do capitão Gundogan. Os alemães estavam entregues, sendo massacrados, e levaram o quinto e o sexto rapidamente, ambos dos pés de Haaland. Ele fez de pé esquerdo e depois, de direita, chegando a impressionantes 39 bolas nas redes adversárias na temporada.

O City tirou o pé após anotar o sexto gol, sobretudo com a saída de boa parte de seus principais jogadores. Guardiola resolveu preservar Haaland, Grealish, Gundogan, Rodri e Jones, evitando lesões desnecessárias. Mas ainda deu tempo para De Bruyne fechar a noite mágica do City com belo gol noas acréscimos. Agora o time aguarda o complemento das oitavas e o sorteio de sexta-feira para saber quem vai encarar nas quartas.

INTER AVANÇA NO SUFOCO

A Inter de Milão sofreu bastante, mas aguentou a pressão do Porto no Estádio do Dragão para voltar às quartas da Liga dos Campeões, após 12 anos, com empate sem gols. A equipe italiana se prevaleceu da vitória por 1 a 0 em Milão.

O Porto pressionou bastante nos primeiros 45 minutos atrás do gol que deixaria a série igual. Mas esbarrou em boas defesas de Onana ou falhou na pontaria. Os italianos tiveram um ótimo contragolpe e Dzeko bateu nas mãos de Diogo Costa.

A segunda etapa seguiu na mesma tônica, com os italianos totalmente postados na defesa sem vergonha de defender a vantagem mínima. Os sete minutos de acréscimos foram com o Porto inteiro na área ofensiva, em bombardeio gigantesco.

Teve chance de bicicleta raspando, duas bolas na trave e defensor tirando a bola em cima da linha após Onana ser superado. Herói, o goleiro salvou a primeira cabeçada de Taremi ao espalmar na trave. Logo depois, ficou na torcida e viu o atacante parar no travessão. O técnico Sérgio Conceição, do time português, queria briga no apito final, mas foi contido e a dramática classificação foi bastante festejada pelos italianos.

15/03/2023 – 17h00 Agendado
RMA 0 0 LIV
15/03/2023 – 17h00 Agendado
NAP 0 0 EFT
14/03/2023 – 17h00 Finalizado
MAC 7 0 RBL
14/03/2023 – 17h00 Finalizado
POR 0 0 INT
07/03/2023 – 17h00 Finalizado
CHE 2 0 BRD
08/03/2023 – 17h00 Finalizado
BAY 2 0 PSG
08/03/2023 – 17h00 Finalizado
TOT 0 0 MIL
07/03/2023 – 17h00 Finalizado
BEN 5 1 BEL

Fábio Hecico