Ancelotti é o único treinador a vencer cinco as cinco principais ligas européias


Ancelotti é o único treinador a vencer cinco as cinco principais ligas européias

Carlo Ancelotti é o único treinador da história a vencer as cinco principais ligas européias

Além dos títulos nacionais, Ancelotti tem seis Liga dos Campeões em seu currículo, sendo quatro como técnico, e duas como jogador

Categorias: Futebol Mundo

Por: Agência Futebol Interior, 30/05/2022

Ancelotti ergue a taça de campeão da La Liga (Foto: Divulgação/ Real Madrid)

São Paulo, SP, 30 (AFI) – Carlo Ancelotti não para de acumular troféus em sua galeria. O último veio no sábado, com a conquista da UEFA Champions League em cima do Liverpool: sua quarta “orelhuda” como técnico (já havia levado o título outras duas vezes como jogador). O técnico italiano, assim, é o primeiro a vencer as cinco principais ligas da Europa (Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra) e levar o tetra do principal campeonato europeu de clubes.

Don Carlo conquistou o seu primeiro título como treinador há quase duas décadas, liderando a Serie A em 2003/04 ao serviço do AC Milan. Venceu a Premier League em 2009/10 com o Chelsea, a Ligue 1 em 2012/13 com o Paris Saint-Germain e a Bundesliga em 2016/17 com o Bayern de Munique. Ser o melhor em cada uma das cinco principais ligas da Europa é algo que ninguém havia conquistado antes.

Em sua primeira passagem pelo Real Madrid, entre 2013 e 2015, a LaLiga Santander o escapou. Foram o Atlético de Madrid e o Barcelona que ergueram o título durante essas duas temporadas. No entanto, o Real Madrid de Ancelotti tem sido a melhor equipa de Espanha este ano e o italiano tem agora 22 títulos na sua carreira de treinador.

Ancelotti, técnico do Real Madrid (Foto: Reprodução/ Instagram)

JORNADA DE ANCELOTTI

Nascido em Reggiolo, cidade equidistante entre Parma e Bolonha, Ancelotti passou a infância em uma fazenda e ajudou a família no trabalho nos campos. Eles produziram queijo parmesão e Ancelotti ajudou a ordenhar as vacas, uma responsabilidade que ele disse que lhe ensinou o valor da paciência.

Ele queria ser um jogador de futebol e conseguiu esse objetivo. Dado que ele pendurou as chuteiras em 1992, nem todos os fãs de futebol se lembram de vê-lo jogar. Mas quem o viu jogar vai se lembrar de Ancelotti como um dos melhores meio-campistas de sua geração. O italiano fez parte do lendário Milan de Arrigo Sacchi, conquistando Copas da Europa consecutivas com os rossoneri em 1989 e 1990.

A carreira de treinador de Ancelotti foi lançada quando ele trabalhou como assistente de Sacchi na seleção italiana. Ele foi então contratado como treinador principal no Parma, Juventus, AC Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid pela segunda vez.

Na sua passagem anterior pelo banco do Bernabéu, Ancelotti conquistou a décima Taça dos Campeões Europeus do Real Madrid, a Décima, que veio 12 anos após o seu último título. Foi o quinto em sua carreira geral e o terceiro como treinador. Ancelotti, portanto, faz parte de um clube exclusivo, pois há apenas três treinadores que venceram a Copa da Europa três vezes. Um deles é Bob Paisley, do Liverpool, e o outro é Zinedine Zidane, que foi assistente de Ancelotti antes de garantir três títulos consecutivos da Liga dos Campeões com o Real Madrid.

Confira também: