Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Campeonato Paulista

- Site oficial do São Paulo |

Campeonato Paulista

São Paulo: Testes e avaliações abrem a pré-temporada

Jogadores já suaram a camisa na apresentação desta quarta-feira (4) no CT da Barra Funda

São Paulo: Testes e avaliações abrem a pré-temporada
Foto: Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo

Após a apresentação, que marcou o início da ‘era Rogério Ceni’ no comando do Tricolor, os jogadores realizaram uma série de testes e avaliações que abriram a pré-temporada 2017. Integrados, o departamento médico, a preparação física e a fisiologia ditaram o ritmo das avaliações que deram o pontapé inicial na preparação do São Paulo para as disputas da Florida Cup e do Campeonato Paulista.
Para realizar as atividades, os atletas foram divididos em dois grupos. O fisiologista Rogério Neves abriu os trabalhos desta quarta-feira (4), no Centro de Treinamento da Barra Funda, com uma avaliação da composição corporal e dosagem da CK - enzima que desempenha importante papel como marcador de desgaste muscular. Enquanto isso, no Reffis, a outra parte do elenco fez um teste isocinético - avaliação utilizada para detectar equilíbrio muscular e nível de força – sob os cuidados dos fisioterapeutas.
Testes de saltos, que medem a explosão e a potência dos membros inferiores, e o 'Yo-Yo Test' - importante ferramenta que determina o nível da capacidade individual e exige bastante esforço físico dos jogadores – complementaram as avaliações desta manhã. O check-up foi valorizado pelos membros da comissão técnica, que agora terão parâmetros para planejar os exercícios da pré-temporada com o intuito de minimizar o risco de lesões musculares.
“O objetivo das atividades desta manhã foi entender como os atletas retornaram das férias. Com os resultados das avaliações, teremos parâmetros na pré-temporada. Fizemos análises de saltos, registramos o estado de repouso e avaliamos a fadiga dos atletas durante o monitoramento dos testes. O teste de potência aeróbia, com o 'Yo-Yo Test', também será analisado”, afirmou o fisiologista Rogério Neves, que elogiou o condicionamento físico dos atletas após as férias.
“Ainda estamos colhendo os dados, mas eles voltaram muito bem e se cuidaram no período sem competições. Agora, faremos os ajustes iniciais de pré-temporada para que os atletas consigam evoluir de maneira satisfatória e sem lesões”, acrescentou o membro da comissão técnica, que teve a opinião compartilhada pelo preparador físico Zé Mário Campeiz.
“Os testes nos deram resultados sobre a volta dos atletas em termos de força e potência, além de condições orgânicas e cardiovasculares. E estas avaliações são importantes para planejar a pré-temporada e, assim, minimizar as lesões. Iniciamos com avaliações bioquímicas e com parâmetros fisiológicos de frequência cardíacas. Os testes foram importante para analisarmos as performance dos atletas”, finalizou.

MAIS NOTICIAS - CAMPEONATO PAULISTA