Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Gauchão

- Site oficial do Juventude |

Gauchão

Juventude realiza testes para Covid-19 antes do retorno dos treinamentos

Juventude realiza testes para Covid-19 antes do retorno dos treinamentos
Foto: Site oficial do Juventude

O primeiro passo para a retomada do futebol foi dado no estádio Alfredo Jaconi. Na manhã desta quarta-feira (10/06), atletas presentes em Caxias do Sul, comissão técnica, funcionários e diretores realizaram um teste laboratorial para identificar uma possível contaminação pelo Covid-19. Ao todo, cerca de 50 exames foram realizados pelo Laboratório Qualitá, de Novo Hamburgo, parceiro da FGF.
Inicialmente, todos foram orientados a adentrar o estádio de carro pelo portão que dá acesso à Estação Jaconera. No espaço, funcionários do clube devidamente protegidos, realizaram o primeiro processo de desinfecção dos automóveis. Com um atomizador, um produto chamado Letah Max com princípio ativo de quaternário de amônio, fabricado pela Indeba, foi pulverizado. O procedimento foi acompanhado ao longo da manhã pelo químico industrial Jonatã Nienczewski, da AGI Sul, que explicou a ação do produto. “O quaternário de amônio é utilizado em todo o mundo para este tipo de procedimento e ele elimina bactérias, vírus e diversos outros microrganismos presentes na superfície atingida, sem danificar e sem nenhum elemento tóxico para o corpo humano. É um produto recomendado pela Anvisa e utilizado em hospitais, hotéis e outros segmentos que exigem todo um cuidado redobrado”, destacou.
Com os carros enfileirados em uma estrutura montada exclusivamente para a realização dos testes, os atletas se dirigiram individualmente ao vestiário, onde realizaram o exame PCR, que coleta material do nariz dos pacientes. De acordo com o laboratório, os resultados ficam prontos em 48 horas.
Walter Dal Zotto Jr., presidente do Juventude, que também realizou o exame, considera fundamental a realização dos testes antes do retorno dos atletas aos treinamentos. “É um primeiro passo e estamos confiantes de que tudo possa andar da forma mais segura possível. Estamos tomando todos os cuidados para que não haja nenhum tipo de contaminação, pois entendemos que o mais importante, neste momento, é preservar a integridade física e clínica dos atletas, funcionários e familiares”.
Após a liberação dos resultados, o clube espera retomar os treinamentos a partir da próxima segunda-feira (15/06), seguindo as normas impostas por um protocolo interno criado pelo Departamento Médico. Inicialmente, os atletas serão divididos em grupos e os trabalhos serão, em sua ampla maioria, físicos e respeitando o distanciamento indicado para atividades esportivas.

MAIS NOTICIAS - GAUCHÃO