Futebol na Rede

  • G+
  • Facebook
  • Twitter
  • Feed

Campeonato Mineiro

- Site oficial do Atlético-MG |

Campeonato Mineiro

Atlético-MG: Exames e testes físicos dão sequência à pré-temporada

Atlético-MG: Exames e testes físicos dão sequência à pré-temporada
Foto: Bruno Cantini/Site oficial do Atlético-MG

A pré-temporada atleticana teve sequência nesta quinta-feira, novamente em dois períodos, com testes físicos e exames clínicos e laboratoriais.
Os atletas foram divididos em três grupos, que irão se revezar entre teste de limiar de lactato, isocinético e ecocardiograma.
A realização de testes e exames acontecerá até a manhã desta sexta-feira. Em seguida, no período da tarde, o técnico Roger Machado comandará treinamento tático na Cidade do Galo.
O fisioterapeuta Rômulo Frank destaca a importância de se ter uma estrutura como a do Atlético, que permite a realização dos testes e exames no próprio centro de treinamento.
“Primeiramente, a importância disso se faz na logística, na comodidade que o atleta tem de estar aqui concentrado e não precisar ir a outros lugares fazer esses testes e exames. Isso traz um conforto maior ao atleta e uma tranquilidade maior para os profissionais que estão aqui para avaliá-los. Com relação à importância dessas avaliações, é que podemos mensurar medidas a nível articular e muscular, o que implica diretamente no planejamento de um programa preventivo para ada atleta, no sentido de minimizar o risco de lesões musculares, articulares e outras mais”, comentou Rômulo Frank.
Roberto Chiari, fisiologista do clube, ressalta a importância destes procedimentos realizados na pré-temporada.
“Neste momento da pré-temporada, fazemos alguns exames clínicos que servem para que o atleta seja liberado pelo departamento médico e atestado a praticar profissionalmente o futebol, que é uma modalidade de alta intensidade. Temos o exame cardiológico, que avalia a saúde do coração e a capacidade aeróbica do atleta, e outras avaliações, os testes físicos, que vão nos proporcionar informações para que a gente possa controlar o treinamento e poder planejar tudo que vai ser executado para esses atletas durante a pré-temporada. Temos o exame isocinético, que avalia o nível de força dos atletas e, a partir dele, poderemos planejar o trabalho de cada atleta de forma individualizada. São uma série de procedimentos que nos oferecem um perfil individualizado de cada atleta para que a gente possa direcionar o trabalho a ser feito por eles”, disse o fisiologista.
Nutrição – Outro aspecto importante na pré-temporada é a nutrição dos jogadores. A diferença da alimentação na pré-temporada é explicada pelo nutricionista do Galo, Evandro Vasconcelos.
“Os atletas, normalmente, voltam um pouco acima do peso e perdem um pouco do condicionamento físico. E, com o início dos testes, exames e treinamentos, a nutrição vem com o intuito de aprimorar esse condicionamento físico, reduzindo o percentual de gordura e oferecendo uma quantidade maior de alimentos que eles não priorizaram no período de férias. Na pré-temporada, a gente prioriza mais a ingestão de alimentos integrais, frutas e saladas para auxiliar nessa perda de peso. Existe uma facilidade grande por conta da concentração. Então, todas as refeições são feitas pelo próprio clube, tudo muito bem controlado no sentido de que os atletas recuperem o condicionamento o mais rápido possível”, frisou Evandro.

MAIS NOTICIAS - CAMPEONATO MINEIRO